segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sinto Vergonha de Mim


                                        Cleide Canton


Cleide Maria Canton Garcia, professora, advogada e poeta, nasceu em Assis (SP).

6 comentários:

  1. Vivificante. Claro que não é vergonha nenhuma fazer parte da parte que lutou, que ensinou, que acreditou e acredita, mas a quem possa entender o essência do texto que entenda e sinta, vejo que o texto deixa estampado na nossa cara que há o que fazer, como fazer e quem fazer. Gostei demais.
    Me lembrou um poema da Elisa Lucinda - Só de Sacanagem

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=21TAMyyrkNc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que a vergonha da Cleide Canton, no poema, refere-se à nossa impotência individual de fazer algo pelo nosso país enquanto que muitos políticos -individualmente- o degrada. Também amei o poema de Elisa Lucinda que, "Só de Sacanagem" mantém a sua dignidade (assim como muitos brasileiros -no qual me incluo) e dá uma lição aos corruptos do poder.

      Excluir
  2. É Cleide, eu entendo! Sei bem como é... Ver usurpadores disfarçados em legendas desencantando a Roda Gigante de sonhos de milhões de Brasileiros. É por isso que digo: Quando o meu dia chegar sentirei orgulho por não haver mentido, roubado, nem traído, nem enganado a mim. De ser justo, não ser corrupto, de ter vivido e amado a vida intensamente. Por ter valorizado e amado os meus pais, a minha família, os meus netos, os meus filhos, minhas crias tão amados e queridos por mim! Por eu ter valorizado cada pessoa... E que apesar de tudo amo o meu país.
    Obrigada Nair por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Interpretei a 'vergonha' da professora como um desabafo, uma desilusão, mediante ao cenário
    atual. O "Águia de Haia", Rui Barbosa, já tinha cantado a pedra de q/ chegaríamos a um tempo em q/ teríamos vergonha de sermos honestos... Mesmo desencantada, e ainda tão jovem, continuo trilhando o caminho do bem... Por vezes, sinto-me deslocada, isolada, mas ñ cedo. Se eu ceder, não serei eu e, sim, + uma /c os olhos "embotados de cimento e tráfego". Construção, "tijolo c/tijolo num desenho lógico" , Cleide. Coragem!

    ResponderExcluir
  4. O que acentua esse cenário desolador é o ufanismo diante de uma realidade medíocre.
    Se ao menos tivéssemos à disposição a informação honesta, saberíamos o que fazer para melhorar.
    Porém, o Brasil pautados pelos marqueteiros faz a pregação de um País Maravilha que não existe, que está tudo bom demais.
    Quem enxerga as mazelas que a vaidade faz cegar realmente sofre e sente vergonha.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que estamos passando por uma transformação, onde o desejo pela justiça é tão clamante, que deve ser moldado e lapidado com o pior do que se pode esperar de um ser humano, e só aquele que tiver vergonha de si mesmo, poderá então, enxergar a verdadeira justiça. Antes de tudo isso começar acho que aceitamos a glória sem pensar no árduo caminho, essa foi nossa escolha.

    ResponderExcluir